Judaísmo Messiânico é uma ramificação religiosa que segue as “tradições” religiosas judaicas com o respaldo da Torá em sua totalidade, e que também acredita na figura de Yeshua (Jesus) como sendo o Messias esperado pela tradição profética judaica.

O Judaísmo Messiânico procura ao máximo viver de acordo com a vida, ética e moral dos Apóstolos (enviados), e seguidores de Yeshua em sua total amplitude espiritual, que é o nosso caso.

Por: Elysha Cohen

Em que nós Acreditamos em nossa Comunidade?

Nós Cremos na Bíblia?

A Bíblia consiste na Torah e na Tanach (Escrituras Sagradas) e os escritos mais comumente conhecidos como os da Brit Hadasha (Nova Aliança).

Cremos, portanto, que a Torah é a única palavra infalível e autoritativa de D-us.

Reconhecemos a Bíblia como um todo sendo inspirada pelo Espírito do Eterno através de homens.

Reconhecemos a sua inspiração divina, e aceitamos os seus ensinamentos como a nossa autoridade final em todas as questões de fé e vida comum, como se pode atestar por meio das seguintes passagens:

Devarim – Deuteronômio 6:4-6; “Ouve, Israel, o SENHOR nosso D-us é o único SENHOR Amarás, pois, o SENHOR teu D-us de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças e estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração”.

Comentários: Cremos que o Eterno é Um e Único, sendo que Ele é o único em que podemos adorar, comprometendo-nos em todas as formas a amá-lo acima de todas as coisas inclusive de nós mesmos, esse versículo é a oração máxima do judaísmo o famoso (Shemá). Vale lembrar aqui também as suas manifestações no filho Yeshua (verbo em carne – matéria) também como D-us, por conter a essência do Pai, e no Espírito Santo, por ser o próprio Espírito do Eterno se movendo no mundo e no homem, Bendito Seja o seu Nome.

Mishle Shelomoh – Provérbios 03: 1-6; “Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de D-us e do homem Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”.

Comentários: Vemos aqui não só como lei, mas sim como ensino também, pois o novo testamento é um reflexo do antigo testamento. Também cremos que as escrituras sagradas nos norteiam no que tange a vida prática em nossos dias.

Tehilim – Salmos 119:89,105; “Lámed. Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu Nun. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”.

Comentários: Cremos que a direção infalível do Eterno para os nossos dias se encontra integralmente na palavra, logo atribuímos as escrituras sagradas o mais alto prestígio sendo que não há outro sistema de governo que se iguala a ela. Entendemos que o governo bíblico é teocrata e monárquico.

Yeshayahu – Isaías 48:12-16; “Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último. Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra mediu os céus a palmos; eu os chamarei, e aparecerão juntos. Ajuntai-vos todos vós, e ouvi: Quem, dentre eles, tem anunciado estas coisas? O SENHOR o amou, e executará a sua vontade contra babilônia, e o seu braço será contra os caldeus. Eu, o tenho falado; também já o chamei, e o trarei, e farei próspero o seu caminho. Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora o Senhor D-US me enviou a mim, e o seu Espírito”.

Comentários: Entendemos claramente que não podemos de modo algum nos usar das escrituras para fazer um “fast food” bíblico ou religioso nos usando somente das passagens que nos favorece e sim se usando de todo o conteúdo bíblico em prol de nosso próprio crescimento, preservação e ganho de maturidade espiritual.

Ruhomayah – Romanos 8:14-17; “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de D-us, esses são filhos de D-us. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de D-us. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de D-us, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados”.

Comentários: Cremos na multiforme manifestação do Ruach Elohim (Espírito o Santo) em nosso meio.

Timoteus Beit – 2 Timóteo 2:15; “Procura apresentar-te a D-us aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.

Comentários: Procuramos viver de forma agradável ao Eterno com respaldo bíblico e testamentário, cuidando das coisas do reino, sabendo que Ele cuidará das nossas em todas as formas.

Timoteus Beit – 2 Timóteo 3:16-17; “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de D-us seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”.

Comentários: Cremos e estudamos a totalidade bíblica, mas não em sua forma romanizada e sim judaica com a pessoa do Messias sendo o centro.

No que cremos Sobre o acesso do homem a Deus?

Cremos que o ser humano, criado a imagem e semelhança do D-us invisível tem acesso ao pai através de Ieshua conforme a palavra nos orienta:

Tehilim – Salmos 145:18 – “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade”.

Comentários: Entendemos que este versículo fala por sí, sem maiores explicações.

Iochanan – João 14:6 – “Disse-lhe Ieshua (Jesus): Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao pai, senão por mim”.

Comentários: Entendemos que a pessoa de Ieshua é a nossa única ligação com o Eterno.

Judeus Messiânicos – Hebreus 4:16 – “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”.

Comentários: Entendemos que se nos achegarmos com confiança na presença do Eterno, temos toda a ajuda do qual necessitamos para a nossa vida, em todas as áreas, vale lembrar aqui que isso não significa que seja da nossa forma, em nosso tempo e no que queremos e sim no que de fato precisamos. Com toda a certeza o Eterno tem o conhecimento do passado, do tempo presente e do futuro, tempo por vir, logo Ele sabe o que de fato precisamos. Vamos exercitar a nossa confiança!

Iá Aqov – Tiago 4:8 – “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores: e, vós de duplo ânimo, purificai os corações”.

Comentários: Entendemos que para andarmos com o Eterno passamos por um processo de santificação pessoal através do agir Dele em nós. Muitas vezes tal processo é dolorido e dependendo do nível de transformação é necessário tempo, para a cura da alma e sua devida cicatrização.

No que cremos Sobre o amor de D-us? Um D-us amoroso.

Cremos no amor incondicional acima da condição do pecado do homem, amor este refletido à humanidade através de seu filho, conforme referências a seguir:

Isaías 54:10 – “Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão abalados; porém a minha benignidade não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não mudará, diz o SENHOR que se compadece de ti”.

Comentários:

Podemos entender que o amor do Senhor esta sobre modo elevado ao nosso conhecimento e que esse amor, o homem não compreende em muitas situações da vida. Vemos que o nosso D-us é um D-us de aliança e que guarda tudo com braço forte.

João 3:16 – “Porque D-us amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Comentários:

Podemos ver o amor de D-us que age e se manifesta de forma natural e sobrenatural, e que os parâmetros de amor são sacrificiais, tanto para o homem quanto para ele mesmo.

João 17:23 – Eu neles e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste, e os amaste como também amaste a mim”.

Comentários:

Podemos entender nesse versículo que, todas as pessoas que confessam Ieshua como Salvador de sua vida, elas fazem parte de um único corpo, na totalidade de uma única família, sendo a família de D-us, quer queira, seja judeu ou não judeu, grego ou romano, pois todos fazem parte do corpo do Mashiach (Messias).

Romanos 8:31-32 – “Que diremos, pois, a estas coisas? Se D-us é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas”?

Comentários:

Entendemos que o expressar o amor de D-us, para com o homem foi tamanho que, não existe nada no mundo capaz de nos separar do amaro de Deus, a não ser o pecado, a sedução das coisas que não convém na presença do Senhor ou fora dela.

Romanos 8:38-39 – “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de D-us, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”.

Comentários:

Entendemos que o próprio versículo fala por sim mesmo.

No que cremos Sobre a Soberania de D-us?

Cremos em um D-us, soberano. Em um D-us que é Rei, e que o Mesmo reina e que nada sai do Seu controle, como se vê a seguir:

Shemót – Êxodo 15:18. O Senhor reinará eterna e perpetuamente;

Comentários:

Entendemos que o Único Rei Eterno é o D-us de Israel e reinará através de seu filho Yeshua (Jesus).

Shemót – Êxodo 18:11.  Agora sei que o Senhor é maior que todos os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou.

Comentários:

Entendemos que a grandeza do Eterno não se limita ao conhecimento do homem.

Devarim – Deuteronômio 4:39. Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o Senhor é D-us, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há.

Comentários:

Entendemos que só existe um Rei e que este Rei Reina eternamente.

Yehoshua - Josué 2:11. O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em seguida mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso D-us é D-us em cima nos céus e em baixo na terra.

Comentários:

Entendemos que o Eterno reina da forma, condição e situação que lhe apraz, indiferente da interferência do homem, sendo que o Eterno muitas vezes permite a participação do homem de forma intima no relacionamento espiritual, porem com ressalvas desta maturidade espiritual.

Tehilim – SaImos 24:1. Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.

Comentários:

Entendemos que a Terra em sua totalidade não pertence a nenhum tipo de governo ou república e sim a D-us, entendemos que o governo de homens existe para uma questão administrativa financeira de recursos em prol do próprio homem, porem o mesmo não se qualifica dono.

Nós Cremos na Santidade de D-us?

Cremos que Ele é D-us – Santo e que não existe outro como Ele mesmo, como se vê abaixo:

 

Shemót – Êxodo: 15:11. Ò Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em Santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?

Comentários:

Entendemos que não existe outro como Ele, entre todos os outros deuses e que o mesmo é Santo. A Santidade, porém, está muitas vezes distante do homem, por conta das escolhas deste último.

Vayikrá – Levítico 19:2. Fala a toda congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou Santo.

Comentários:

Estes versículos falam por si mesmo, assim, temos a obrigação de sermos Santos, porque o nosso D-us é Santo.

Habaquq – Habacuque 1:13. Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?

Comentários:

Entendemos que o que se passa com o homem, quando não está no plano e propósito de D-us, são condicionantes toleradas pelo Eterno, que não invade a privacidade do Indivíduo em seu livre arbítrio.

Guilyana – Apocalipse 4:8. E os quatro animais tinham cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor D-us, o Todo Poderoso, que era e que é, e que há de vir.

Comentários:

Entendemos que toda a criação exalta o Criador na grandeza de Sua majestade. Somente com condição de sermos Santos nos unimos à criação, fazendo dessas palavras as nossas. Santo! Santo! Santo!

No que cremos Sobre D-us, o Criador?

Cremos que Ele criou o homem a imagem e semelhança dele mesmo e na sua criação os fez homem e mulher. Citaremos referências a seguir:

Gênesis 1:1 – “No princípio criou Deus os céus e a terra”.

Comentários:

Entendemos que, no princípio, não significando o “Princípio da Eternidade”, formou D-us a terra, dando a existência algo que não existia, formando-a do nada, apenas a sua palavra de ordem.

Gênesis 1:26 – “E disse D-us: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”.

Comentários:

Compreendemos a majestade na pluralidade do façamos a nossa imagem e semelhança, representando a unidade de D-us em um todo da criação, indicando a criação do homem de uma forma natural e moralmente semelhante a D-us e que ao pecar perdeu a semelhança moral a qual era a sua impecabilidade, mas entendemos que a semelhança natural, intelecto, emoções e vontade, ele ainda retêm. Referências: Gn 6:9; Tg 3:9

Gênesis 1:27 – “E criou D-us o homem à sua imagem; à imagem de D-us o criou; homem e mulher os criou”.

Comentários:

Entendemos que, o fator homem, como uma palavra usada no genérico e depois ampliada em seu sentido à mulher (macho e fêmea). A formação física de Eva como mulher só é dada detalhes em Gn 2: 18-23.

Êxodo 20:11 – “Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou”.

Comentários:

Acreditamos na completa escritura da palavra dentro do tempo da criação, conforme nos é relatado neste versículo, tendo como dia especial, santo e de ordem, o sábado como o dia do Senhor e como descanso para seu povo, seja para homem ou para animais, mas isso não nos permite excluir qualquer outro dia na presença do Eterno.

Neemias 9:6 – “Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com a vida a todos; e o exercito dos céus te adora”.

Comentários:

Entendemos neste versículo, que o relembrar da aliança Abraânica dentro do povo de Israel, veio à tona, ao reconhecimento da majestade e da grandeza do Criador.

Salmos 8:3 – “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste”.

Comentários:

Podemos compreender que o Senhor, o Deus de Israel é o D-us de tudo.

Salmos 24: 1-2 – “Ao Senhor pertence à terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Fundou-a ele sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu”.

Comentários:

Acreditamos que, neste hino de louvor, o Salmista queria exaltar e glorificar o possuidor de toda terra. E instruir possíveis adoradores, tanto quanto ele o adorava.

Salmos 33:6 – “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca”.

Comentários:

Podemos entender a ordem direta na criação, através da palavra e do sopro da boca do Senhor.

Isaías 40:12 – “Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou aos montes com peso e os outeiros em balanças”?

Comentários:

Podemos entender que o universo inteiro fica reduzido ao mínimo, quando comparado a Deus o nosso Criador.

Jeremias 51:15 – “Ele fez a terra com o seu poder, e ordenou o mundo com a sua sabedoria, e estendeu os céus com o seu entendimento”.

Comentários:

Podemos entender que não existe sabedoria maior do que a do nosso D-us.

Atos dos Apóstolos 14:15 – “E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao D-us vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles”.

Comentários:

Podemos ver quão precioso, quando a sua criação reconhece o poder de nosso Criador, se humilhando em compreensão que tudo quanto existe proveu de um Deus vivo e não de mãos humanas ou de deuses construídos pelos homens.

Efésios 3:9 – “E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em D-us, que tudo criou por meio de Jesus Cristo”.

Comentários:

Entendemos que, o nosso Soberano já tinha planos e propósitos para sua igreja, através de Ieshua há Mashiach.

Nós Cremos em D-us Pai, Abba?

Não iremos comentar os versículos abaixo por se tratarem explicitamente de como cremos em D-us Pai.

 

João 6:27; “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, D-us, o selou”.

 

1 Coríntios 1:3; “Graça e paz da parte de D-us nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”.

 

Gálatas 1:1; ”Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por D-us Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),

 

Revelações 3:5,21; “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono”.

 

Jeremias 3:4,19; “Ao menos desde agora não chamarás por mim, dizendo: Pai meu, tu és o guia da minha mocidade? Mas eu dizia: Como te porei entre os filhos, e te darei a terra desejável, a excelente herança dos exércitos das nações? Mas eu disse: Tu me chamarás meu pai, e de mim não te desviarás”.

 

Jeremias 31:9; “Virão com choro, e com súplicas os levarei; guia-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão, porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito”.

 

Malaquías 1:6; “O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome”?

Mateus 6:9,32; “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas”;

 

Lucas 10:21-22; “Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

 

João 1:14; “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.

No que cremos Sobre a Graça de D-us?

Cremos num D-us justo e grandioso que se compadece de sua criação conforme referências a seguir:

Gênesis 6:8 – “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor”.

Comentários:

Cremos que todos nós somos agraciados pelo Eterno, quando estamos no centro da sua vontade.

Salmos 51:1 - “Tem misericórdia de mim, ó D-us, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias”.

Comentários:

Cremos na misericórdia do Eterno.

João 1:16 – “E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça”.

Comentários:

Cremos no dom gratuito de D-us através da sua graça.

Romanos 3:24 – “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”.

Comentários:

Cremos que através de Ieshua Há Mashiach temos a graça que há em D-us.

Romanos 5:2 – “Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de D-us”.

Comentários:

Cremos que a nossa glória provém da glória de nosso Senhor, sabendo que devemos estar firmes Nele.

Romanos 15:5-6 – “Ora, o D-us de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. Para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao D-us e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Comentários:

Cremos que através de Ieshua podemos compartilhar do mesmo sentimento uns para com os outros.

II Coríntios 12:9 – “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo”.

Comentários:

Cremos na suficiência da graça do Eterno através de Ieshua.

Efésios 2:8 – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e sito não vem de vós, é dom de D-us”.

Comentários:

Cremos na salvação através da graça de D-us.

Hebreus 4:16  – “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”.

Comentários:

Cremos na ajuda do Eterno em nosso meio.

II Pedro 3:18 – “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém”.

Comentários:

Que a busca de nosso conhecimento seja por mais de Deus.

No que cremos Sobre Ieshua Há Mashiach como Divindade?

Não estaremos comentando os versículos abaixo citados por estarem em entendimento claro em nossos dias.

Mateus 1:22 – “Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz”;

Mateus 3:17 – “E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.

Mateus 8:29 – “E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo”?

João 1:1 – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.

João 5:17 – “E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”.

João 5: 22-23 – “E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo”; “Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou”.

João 10:10 – “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.

João 20:28 – “E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu”!

Filipenses 2:6 – “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus”.

Hebreus 1:8 – “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino”.

Hebreus 13:8 – “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”.

Apocalipse 1:8 – “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”.

No que cremos sobre Ieshua Há Mashiach “Jesus o Messias” como Senhor?

Zacarias 9:9 – “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta”.

Comentários:

Entendemos que as palavras de Zacarias faz uma ponte bíblica para a entrada de Ieshua em Jerusalém, e que tal entrada produz alegria, em nossos corações, por ser o nosso amado entrando.

Malaquias 4:2 – “Mas para vós, os que temeis, o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria”.

Comentários:

Entendemos que o próprio versículo fala por si, sendo que o Eterno se faz como sol de justiça, como cura e renovo do primeiro amor, demonstrado no saltar coo de bezerros da estrebaria.

Mateus 1:21 – “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecadores”.

Comentários:

Entendemos que o nascimento de Ieshua foi anunciado, predito para a restauração do primeiro Adão para o homem.

Lucas 1:68 – “Bendito o Senhor D-us de Israel, porque visitou e remiu o seu povo”.

Comentários:

Entendemos que esse versículo fala por si.

Lucas 19:10 – “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.

Comentários:

Entendemos que esse versículo fala por si.

Lucas 2:11 – “Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.

Comentários:

Entendemos que esse versículo fala por si.

Atos 16:31 – “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”.

Comentários:

Entendemos que esse versículo fala por si, porem o crer esta no fato obediência.

Atos 5:31 – “D-us, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados”.

Comentários:

Entendemos que esse versículo fala por si.

Atos 15:11 – “Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também”.

Comentários:

Entendemos que esse versículo fala por si.

Romanos 4:25 – “O qual por nossos pecadores foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação”.

Comentários:

Entendemos que esse versículo fala por si.

Romanos 6:23 – “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de D-us é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”.

Comentários:

Entendemos que esse versículo fala por si.

No que cremos Sobre Ieshua Há Mashiach como Salvador?

D-us tem um Filho, que na realidade é D-us homem, conforme descritos abaixo mencionados.

 

Salmos 2; “Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará. Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião. Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei Pede-me, e eu te darei os gentios por Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. herança, e os fins da terra por tua possessão. Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra. Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor. Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam”.

Comentários:

Entendemos que o próprio versículo fala por si só.

 

Provérbios 30:4-6; “Quem subiu ao céu e desceu”? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes? Toda a Palavra de D-us é pura; escudo é para os que Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso. Confiam nele.

Comentários:

Entendemos que o próprio versículo fala por si só.

Hebreus 1; “Havendo D-us antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de D-us o adorem. E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo. Mas, do Filho, diz: O D-us, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso D-us, o teu D-us, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão. E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

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Entendemos que o próprio versículo fala por si só.

Lucas 12: 35-37: Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias. E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.

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Entendemos que o próprio versículo fala por si só, fazendo uma referência ao tempo das últimas coisas.

João 1:  29-34, e 49: No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de D-us, que tira o pecado do mundo. Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água. E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de D-us. – Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de D-us; tu és o Rei de Israel.

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Entendemos que o próprio versículo fala por si só.

João 3:14-18: E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque D-us amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque D-us enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de D-us.

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Entendemos que o próprio versículo fala por si só.

Nós Cremos em D-us Filho (Ha Ben)?

Lc 2:11 – Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o salvador, que é Cristo, o Senhor.

Lc 6:46 – E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?

Jô 13:13 – Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.

Fp 2:11 – E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Rm 14:8-9 – Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, oi vivamos ou marramos, somos do Senhor.

Porque foi pra isto que morre Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos.

I Co 1:31 – Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.

I Co 7:32 – E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O Solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;

I Co 12:3 – Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de D-us diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.

Ef 4:5 – Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

Ef 6:7 – Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.

I Tm 6:15 – A qual há seu tempo mostrará o bem-aventurado, é único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos Senhores;

II Tm 4:8 – Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinde.

Jd 14 – Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, Santificados em D-us Pai, e conservados por Jesus Cristo:

Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.

Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos; e exortar-vos a batalha pela fé que uma vez dói dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de D-us, e negam o D-us, único dominador e Senhor nosso Jesus Cristo. Mas quero lembra-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;

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